PESSOA COM DEFICIENCIA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO Uma das grandes discussões nos dias atuais é a exclusão social que vem aumentando a cada dia, relacionado à restrição de renda e ao preconceito existente na sociedade.
Preconceito esse que atinge grande parte da sociedade brasileira, os mais atingidos são os afrodecendentes, os de baixa renda e principalmente as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.
A desvantagem no mercado de trabalho é um agravante, não só isso, mas também a falta de educação, a falta de oportunidades, são motivos que leva a esta situação existente em nosso país.
Pessoas com deficiência são aquelas que têm algum tipo de impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo o censo do ano 2000 do instituto brasileiro de geografia e estatísticas do IBGE, aproximadamente 25 milhões de brasileiros declararam possuir algum tipo de deficiência, que significa um salto de 1,41% da população.
A população com deficiência no Brasil tem crescido em decorrência do aumento na expectativa de vida da população e da violência urbana (assaltos, violência no transito, entre outros motivos) alterando paulatinamente o perfil desta população que, eram deficiências geradas por doenças.
O momento político atual de dialogo, pactuação de políticas e de um ambiente propicio a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência exigem um trabalho urgente de aprofundamento em relação às questões sociais, econômicas e políticas, para sustentar a capacidade de intervir e propor soluções efetivas de inclusão nos mais diversos campos da realização da cidadania.
A reserva de vagas para portadores de