Sisvan
É uma estratégia de apoio à atenção à saúde que propõe o monitoramento do estado nutricional da população, recomendada pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN e por organismos internacionais. O SISVAN, proposto pelo Ministério da Saúde, objetiva apoiar tais iniciativas e uniformizar a geração dos dados. O sistema que será disponibilizado para a rede de atenção básica à saúde é o resultado do trabalho conjunto da CGPAN e do DATASUS, que desenvolveram sistema informacional coerente com os esforços de unificação dos sistemas de informação em saúde.
O público alvo do SISVAN são indivíduos em qualquer fase do ciclo de vida (criança, adolescente, adulto, idoso e gestante) que procurar por demanda espontânea m serviço de saúde da rede de atenção básica e/ou for acompanhado por uma equipe do PSF, em todos os municípios brasileiros.
Também será utilizado para monitoramento do estado nutricional de crianças de até 7 anos, gestantes e nutrizes beneficiárias do Programa Bolsa Família, sob gestão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A avaliação do estado nutricional é feita por meio da tomada de medidas antropométricas (peso corporal e estatura/comprimento) que, associadas à idade e ao sexo da pessoa, permite saber se esta tem estado nutricional adequado ou se tem problemas, como desnutrição, sobrepeso e obesidade.
Essas condições requerem atenção redobrada, pois podem levar a vários problemas de saúde, em todas as fases do ciclo de vida, mas principalmente em crianças pequenas, gestantes e idosos.
Resultados esperados:
1- Identificação precoce dos casos de desnutrição infantil
2- Mapeamento contínuo e atualizado (monitoramento) dos agravos nutricionais, em todos os municípios que aderirem ao sistema, conhecendo-se a natureza e a magnitude dos problemas de nutrição.
3-Auxílio na melhoria da qualidade da atenção básica de saúde, na medida em que oferece a avaliação do estado