Saponificação
Óleo
Os óleos e gorduras são, por definição, substâncias que não se misturam com a água (insolúveis) e podem ser de origem animal ou vegetal.
Sua constituição química é composta por triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos. A diferença entre gordura e óleo é tão somente seu estado físico, em que a gordura é sólida e o óleo é líquido, ambos a uma temperatura de até 20°C.
Glicerol (Propano-1,2,3-triol) A Glicerina ou glicerol, como também é conhecido é o nome comercial do composto de nomenclatura IUPAC propano 1,2,3- triol. Este é um composto fundamental dentro do sistema metabólico de diversos microorganismos.
Fórmula estrutural da Glicerina
A Glicerina é um composto atóxico que pode ser utilizado como matéria prima para a produção de diversos produtos e também no meio da produção como, por exemplo, em cosméticos. Por não ter sabor e nem odor, a glicerina vem sendo usada como emoliente e umectante em diversos produtos, como batom, blush, sombra e afins.
Ultimamente a glicerina vem ganhando um espaço especial nos assuntos sobre química verde. Em busca de novas alternativas para os combustíveis fósseis, altamente poluentes e de fontes cada vez mais escassas, um dos principais substitutos para ele tem sido o biodiesel. A produção de biodiesel por catálise ácida (que é provocada por íons hidrogênio ou por substância de natureza ácida), que é a mais utilizada hoje em dia devido ao seu alto rendimento, produz como subproduto uma grande quantidade de glicerina que não pode ser descartada na natureza. Com o maior investimento na produção dessa forma de combustível alternativo, cada vez mais aumentam as reservas de glicerina. Como espelho dessa crescente produção, tem-se observado a queda gradativa do custo da glicerina.
Biodiesel
Segundo o Laboratório de desenvolvimento de tecnologias limpas de Ribeirão Preto, o biodiesel é um biocombustível 100% renovável e alternativo ao diesel derivado do petróleo,