alimentos
Estima-se para 2050 uma população 9,2 bilhoes de habitantes .Na busca por altas produtividades e eficiência na produção de alimentos deparamos com problemas de ordem climática(veranicos, geadas, vendavais, granizos).
Técnicas (erosão, compactação, deficiência mineral, pragas, doenças, plantas daninhas) e humana ( mão-de-obra qualificada).
No que diz respeito aos aspectos técnicos na produção acredita-se que um grande avanço na melhoria da produtividade seja a oportunidade de cultivar planta transgênicas no Brasil.
As plantas transgênicas (organismos geneticamente modificados) consistem em plantas de interesse econômico (soja, milho, algodão, tomates e outras) que tem inserido em sua constituição genética o gene de outro organismo que pode ser outra planta ou microrganismo ou um animal, de tal forma que esse gene vai lhe conferir uma característica de resistência ou tolerância a algum fator de estresse que melhora sua performance e consequentemente, reflete em aumento da produtividade e proteção do meio ambiente e da saúde do trabalho e do consumidor de alimentos.
No brasil, atualmente nos temos algumas tecnologias disponíveis ao produtor, tais como a soja tolerante ao herbicida glifosato, usado para dessecação em pré e pós plantio do algodão BT resistentes a lagartas ;
Recentemente foi aprovado pela CTNbio a liberação do milho BT resistente a lagartas: lagarta-do-caramujo, a lagarta-da-espiga.
Acredita-se que a adoção dessa tecnologia devera minimizar os gastos com inseticidas e otimizar a produção de milho em função da redução dos danos diretos e indiretos causados por essas pragas.
No entanto, em outros países como EUA, Argentina, China e União Europeia, outras tecnologias já estão disponíveis em vias e lançamento o que gera grandes expectativas para sua aprovação no brasil. Dentre essas ovas tecologias