Saponificação
Saponificação é basicamente a interação (ou reação química) que ocorre entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras com uma base forte com aquecimento. O sabão é um sal de ácido carboxílico e por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, ele é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares. Além disso, o sabão é um tensoativo, ou seja, reduz a tensão superficial da água fazendo com que ela "molhe melhor" as superfícies. A reação básica de saponificação pode ser representada pela seguinte equação:
Éster de ácido graxo + Base forte → Álcool + Sal de ácido graxo (sabão)
Uma vez que óleos e gorduras são ésteres, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. A hidrólise ácida produzirá simplesmente o glicerol e os ácidos graxos constituintes. Já a hidrólise básica produzirá o glicerol e os sais desses ácidos graxos. Pois bem, esses sais são o que chamamos de sabão.
Assim, aquecendo gordura em presença de uma base, realizamos uma reação química que produz sabão. Essa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol, é chamada de saponificação.
REVISÃO DA LITERATURA
OBJETIVOS
Obter sabões a partir da reação de saponificação de gorduras e óleos com hidróxido de potássio e detergente pela sulfonação de álcool etílico.
MATERIAL E MÉTODOS
Materiais:
Béquer
Bastão de vidro
Tubo de ensaio
Filtro de ph
Banho Maria.
Reagentes:
Óleo de soja
HCl
Solução alcoólica de KOH
Solução de cloreto de cálcio
Álcool etílico
H2SO4 concentrado
Solução de NaOH concentrado.
Metodologia:
Para o sabão,colocou-se cinco gotas de óleo de soja em um tubo de ensaio,juntou-se cinco ml de solução alcoólica de KOH,aqueceu-se a mistura em banho Maria durante dez minutos e despejou-se a mistura da reação em um béquer com dez ml de água.
Para o