Saponificação acetato de etila
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A hidrólise um éster em meio alcalino, pode ser representada pela seguinte equação:
Éster+OH-→álcool+ânion ácido (1)
No presente trabalho, será estudado em particular a reação de saponificação do acetato de etila com soca cáustica, representado pela equação a seguir:
NaOH+CH3COOC2H5→CH3COONa+C2H5OH (2)
A reação acima apresenta uma cinética de segunda ordem segundo a literatura, e pode ser apresentada em função das concentrações de NaOH(a) e acetato de etila (b), de acordo com a seguinte equação:
rA=-kCACB (3)
Para muitas reações, a constante de taxa, que é o termo dependente da temperatura, é bem representado pela Lei de Arrhenius:
k=koexp-EaRT (4)
Onde ko é chamado de fator pré-exponencial, Ea é a energia de ativação da reação, e T é a temperatura na escala absoluta.
A cinética da reação citada acima pode ser determinada através de um reator descontínuo à temperatura constante. O ponto inicial para o estudo das reações é o balanço material, que pode ser escrito genericamente da seguinte maneira:
entrada de reagente-saída de reagente+consumo=acúmulo (5)
A equação apresentada acima, pode ser representada por:
FAO-FA+0VrAdV=dNAdt (6)
O índice A se refere ao reagente, NA corresponde ao número de mols do reagente dentro do reator, V representa o volume do mesmo e t o tempo. Vale ressaltar que para reatores descontínuos se não há correntes de alimentação nem de saída, e que a mistura dentro do reator é perfeita.
DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO
O aparato utilizado para realização do experimento consistia basicamente de um balão volumétrico de fundo redondo de três bocas, imerso num banho de resfriamento com