Serra da piedade
INTRODUÇÃO
O Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. Ideal para a reflexão, oração e o encontro com Deus, o Santuário que abriga a Padroeira de Minas Gerais é propício para quem busca a tranquilidade e a beleza da natureza.
O PERFIL DA SERRA
Observando o perfil da Serra da Piedade, é fácil notar que ela apresenta forte declividade,cobertura vegetal pouco densa, alta pluviosidade concentrada em alguns meses do ano,caindo, muitas vezes, sob a forma de fortes aguaceiros, está sujeito a intensos processos erosivos.
GEOLOGIA DA SERRA
A Serra da Piedade desponta na linha do horizonte como um belo e majestoso testemunho da evolução da crosta terrestre, ocorrida ao longo de centenas de milhões de anos.
Os picos de itabirito da Serra da Piedade foram desnudados pela ação itensa de processos erosivos e com altitudes médias de 1700m.
A Serra é resplandescente por causa do brilho de suas rochas ferruginosas.
Ao sul da Serra afloram rochas do Grupo Nova Lima, representadas por micaxistos e quartzitos. Na encosta norte da Serra afloram os filitos da Formação Cercadinho. E também ao sul, são encontrados diques de diabásio intrudidos nas rochas da Formação Nova Lima.
ITABIRITO
O itabirito é típico é uma rocha bandada, formada por leitos alternados de quartzo e óxido de ferro, sendo este geralmente hematita e secundariamente martita ou magnetita. Os itabiritos gradam, em alguns locais, para tipos com altos teores de ferro, chegando a formar corpos de hematita pura.
O itabirto também é a rocha que sustenta o relevo da Serra da Piedade, formando os picos que se destacam na paisagem da região.
Os itabiritos também