Santo Agostinho e São Tomas de Aquino e a Moral Cristã
DÁTERO LUIZ LORENZ
JONAS RIBAS
LUÍS AUGUSTO SILVA
YURI CAZZERI FONTELLA
SANTO AGOSTINHO, SÃO TOMÁS DE AQUINO E A MORAL CRISTÃ
CAMBORIÚ
2014
DÁTERO LUIZ LORENZ
JONAS RIBAS
LUÍS AUGUSTO SILVA
YURI CAZZERI FONTELLA
SANTO AGOSTINHO, SÃO TOMÁS DE AQUINO E A MORAL CRISTÃ
Trabalho acadêmico sobre a ética dos filósofos Agostinho de Tangaste e Tomas de Aquino, para a matéria de Ética e Filosofia do curso de Tecnologias de Sistemas para Internet.
CAMBORIÚ
2014
“O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros.”
Santo Agostinho
RESUMO
O presente trabalho de pesquisa procura demonstrar em síntese as duas visões filosóficas que o AGOSTINISMO e o TOMISMO, tem e como estas influenciaram, levando a ética e o conceito de moral para a formação da Igreja Católica e consequentemente, a consolidação da cultura ocidental.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata a vida e obra de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino e as suas dedicações na persecução dos ideias cristãs merecendo desta forma a designação de arquitetos do cristianismo, falar destes, é sobretudo falar da vida da filosofia, onde ambos se preocuparam em pensar sobre as essências das “coisas” (Deus, a natureza, o ser humano, a verdade, o conhecimento, etc.) essas ideias metafísicas procuravam justificar através da razão a conduta e a moral da tradição cristã.
Nestas concepções filosóficas, assegura-se que um homem para aprender só aprende quando existir a vontade de Deus. Baseando-se nas ideias ou objeto de psicologia que é a “razão” o homem procura se explicar às particularidades do mais simples ao