etica na idade cristã
TERESINA
2014
FERNANDA TRINDADE DA SILVA
FRANCIANE NERES DOS SANTOS SILVA
MARIA DA CONCEIÇÃO DE MELO SILVA
A ÉTICA NA IDADE CRISTÂ
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à Disciplina Práticas Interdisciplinares – 1ª Série, como requisito parcial para aprovação.
ORIENTADOR: Prof. Msc. Paulo Alves da Silva Paiva
TERESINA
2014
ÉTICA NA IDADE CRISTÃ
Fernanda Trindade da Silva 1
Franciane Neres dos Santos Silva2
Maria da Conceição de Melo Silva¨
RESUMO
A idade Média cristã é caracterizada pelo abandono do racionalismo isso é, deixou de lado a ideia de que é pela razão que se alcança a perfeição moral, e pela emergência da subjetividade como uma relação entre cada indivíduo e Deus.
A ética Cristã é o sistema de valores morais associados ao cristianismo histórico e que retira a sustentação teológica e filosófica de seus preceitos, ela opera a partir de diversos pressupostos e conceitos que estão revelados nas Escrituras sagradas pelo único Deus verdadeiro. Os pensadores da época foram Santo Agostinho, que acreditava que a lei divina era fonte legítima do costume e São Tomás de Aquino, defensor da ideia de Aristóteles, ele defendia a ideia de que o homem era um ser social, e a necessidade da criação do estado.
PALAVRAS-CHAVE: Ética Cristã, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo trata-se de uma abordagem sobre a ética na Idade Cristã, tendo como principal característica o cristianismo. Diferentemente de outras religiões da antigidade, eram nacionais e políticas. O cristianismo não nasce como religião de indivíduos que não se define por seu pertencimento a uma nação ou a um estado, mas, por sua fé num único Deus.
A ética na idade Média é marcada pela influência e regência da fé católica e suas doutrinas. Entre o século IV e o século XV, predomina a moral e a