A Ética Cristã
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende trazer uma reflexão sobre Ética Cristã, na história humana como resposta às necessidades do homem em seu contexto contemporâneo, sobretudo em um tempo de mudança, de crise, de abandonar o velho e abraçar o novo, de quebrar paradigmas e estabelecer novas formas de vida e valores. Não é fácil estabelecer uma definição desse processo. O certo e o errado nunca foram tão relativos e banalizados. Na realidade, para a maioria das pessoas, os padrões morais e valores sociais ficam a critério de cada um. Vivemos num mundo altamente individualista. A cada dia somos desafiados a viver de tal maneira que a glória de Deus se manifeste através de nossas vidas, cumprindo assim o propósito de Deus para cada um de nós. Veremos a evolução conceitual da Ética na Antiguidade, onde os gregos foram os primeiros a racionalizar as relações entre as pessoas, repensando posturas e sistematizando ações, os valores éticos na Idade Média eram ligados a religião cristã, mas em especial no Catolicismo. Veremos também que a Idade Moderna, foi um período de transição para a Idade Contemporânea, registrando contradições de cunho ainda medieval e forte influencia da religião na vida das pessoas. Na Contemporaneidade, foi estabelecida uma visão ética por um viés mais amplo, não só circunscrito ao grupo, mas sim ao contexto do conjunto da humanidade.
No segundo capítulo será abordado o tema central deste trabalho, Ética Cristã. No terceiro capítulo veremos a concretização dessa abordagem através da necessidade de uma Ética Cristã nos relacionamentos.
CAPÍTULO 1
1. EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE ÉTICA
1.1 Ética na Antiguidade
A ética nasceu na Grécia, praticamente junto com a filosofia, embora seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde os primórdios da humanidade, mesclados ao