Reciclagem de Lâmpadas
Tipos de Lâmpadas
•
•
•
•
•
Incandescentes
Fluorescentes
Halógenas
LED
Lâmpadas a vapor
Classificação de Lâmpadas
Tipos de lâmpadas que utilizam mercúrio
Lâmpadas Fluorescentes
Como funciona
As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas de descarga e em seu tubo são inseridas partículas de mercúrio, que em contato com os eletros disponibilizados pela energia nos condutores, chocam com as partículas de mercúrio e entram em reação e trazem luminosidade. Para potencializar esta iluminação, o tubo de vidro que é inserido o “gás de mercúrio” é revestido com material a base de fósforo e quando disposto a esta radiação ultravioleta gerada da reação, produz a luz visível enxergada nas lâmpadas fluorescentes. Uma lâmpada padrão de 4' tem cerca de 4 a 6 gramas de poeira fosforosa.
As lâmpadas de mercúrio têm um tempo de vida de 3 a 5 anos, ou um tempo de operação de aproximadamente, 20.000 horas, sob condições normais de uso. http://www.youtube.com/watch?v=dEwRG9EpWzY Fonte: http://www.museudalampada.com/#!fluorescentes/cxkb
Dados de consumo
A produção brasileira, segundo a Associação
Brasileira de Iluminação – ABILUX, é de cerca de 80 milhões de lâmpadas. A relação entre o número de lâmpadas queimadas e o número de lâmpadas fabricadas é de, aproximadamente, 1:1.
Atualmente 60% das lâmpadas tubulares e 40% das lâmpadas compactas - eletrônicas são de fabricação nacional, sendo o restante importada.
Processo de Reciclagem
Recebimento de lâmpadas
Ao chegarem as lâmpadas são descarregadas do caminhão e inspecionadas para a verificação de variações e origem.
Desembalagem, contagem e estocagem em pallets
Nesta etapa, as lâmpadas são desembaladas, contadas e estocadas em pallets, de acordo com o tipo e tamanho.
Ruptura Controlada
Nesta etapa, as lâmpadas são rompidas em equipamento enclausurado e sob pressão negativa, para que não haja fuga de vapor de mercúrio. Os soquetes/terminais das