Reciclagem de lâmpadas fluorescente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 criando a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). A determinação obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a fazer a logística reversa. Porém no Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano, desse total, 94% é descartado em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metais pesados, o volume de importações em 2007 ficou em aproximadamente 80 milhões de unidades, a maior parte proveniente da China. Na Escola Técnica Estadual de Transportes Engenheiro Silva Freire a cerca de 473 lâmpadas fluorescentes em uso ,sendo que não ar um descarte correto, as lâmpadas queimadas são misturadas ao lixo comum. O nosso projeto visa colaborar para o cumprimento das normas e leis vigentes no país tendo como publico alvo as pessoas responsáveis pela aquisição, manipulação e descarte dessas lâmpadas nessa unidade da Faetec (ETET) com o intuito de preservar a integridade física de todos os Profissionais envolvidos nesse processo, beneficiando a sociedade como um todo.
LEROY MERLIN
Em alguns locais a rede de material de construção Leroy Merlin possui coleta especial em suas unidades nos estados de: SP, RJ, PR, RS, MG, GO e DF. Olha que lindo o posto de coleta seletiva da Leroy Merlin.
O DESCARTE CORRETO É A ÚNICA FORMA DE EVITAR
A CONTAMINAÇÃO
Somente uma correta política ambiental, apoiada em projetos sérios pode poupar a população desta ameaça. Alguns países da Europa, os Estados Unidos e o Japão já adotam precauções neste sentido junto a seus governos. No Brasil, leis ainda estão em andamento, porém muitas empresas, organizações e órgãos públicos já vêm escolhendo o descarte ecologicamente correto como procedimento industrial comum em sua política de meio ambiente. Com isso, cerca de 10 milhões de lâmpadas fluorescentes são desconta minadas