Contrastes africanos
É a área menos desenvolvida do planeta e a de maior desigualdade social. Há poucas indústrias, e a maioria vive da terra. Foi explorada pelos colonizadores. Até a metade do século 15, os africanos eram livres. Isso mudou com a chegada dos europeus.Eles viraram escravos, enquanto seus ‘donos' ficaram ricos com os minérios. Tudo era uma confusão, até que em 1885 o território foi dividido entre Inglaterra, Espanha, Portugal e França. Bélgica, Alemanha e Itália também ficaram com pequena parte.
Por quase 500 anos, a África foi dominada por eles. Gana foi o primeiro a se tornar livre, em 1957. Nas décadas seguintes, os outros conseguiram o mesmo. Apesar da independência, os países enfrentam muitos problemas. Seus habitantes sofrem com a fome, a Aids, o analfabetismo, a mortalidade infantil. Em geral, a fome é provocada pela seca e a baixa produtividade da agricultura. Além disso, muitos africanos ainda brigam entre si pela posse das terras.
Saiba um pouco sobre este continente que sediará a Copa do Mundo, em junho, e confira mais nas duas próximas edições do Diarinho.
Angolanos adoram o Brasil
Não é simples mudar de país, até quando se fala o mesmo idioma. Os irmãos Daniela Gonçalves Pereira, 9 anos, e Nelo Evaldir Dias dos Santos, 13, vieram de Luanda, capital de Angola (onde se fala português), para São Bernardo. "Quando cheguei, foi difícil fazer amigos. Sentia muitas saudades da minha família", conta Dani.
Nelo teve mais facilidade. Apaixonou-se por futebol, tornou-se fã do Ronaldinho