África um continente esquecido
A Cultura Africana
A cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos séculos. O territorio africano é habitado há mais tempo, e supõe-seque foi que foi neste continente que a espécie humana surgiu.
Os mais antigos fósseis de homimídeos encontrados na África têm cerca de cinco milhoes de anos. Á África foi, desde a antiguidade, procurada por povos doutros continentes, que buscavam as suas riquezas.
O continente africano cobre uma área de 30 221 532 de quilômetros quadrados e possui mais de 50 países. Suas características geográficas são diversas e variam de tropical úmido ou floresta tropical. A África possui uma vegetação diversa, variando de savana, arbustos de deserto re uma variedade de vegetação crescente nas montanhas bem como nas florestas tropicas e tropófitas.
Como a natureza, os atuais habitantes da África evoluíram um ambiente cultural cheio de contrastes e que possui várias dimensões. As pessoas através do continente possuerm diferenças marcantes sob qualquer comparação: falam um vasto número de diferentes línguas, praticam diferentes religiões, vivem em uma variedade de tipos de habitações e se envolvem em um amplo leque de atividades economicas.
A África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.
Estas tribos e grupos étnico/social incluem os Afar, Éwes, Amhara, Árabes, , Ashantis, Bacongos, Bambaras, Bembas, Berberes, Bobo, Bubis, Bosquímanos, Chewas, Dogons, Frangs, Fons, Fulas, Hútus, Ibos, Iorubás, Kykuyus, Masais, Mandingos, Pigmeus, Samburus, Senufos, Tauaregues, Tútsis, Wolofes e Zulus.