relatorio final
Momento difícil da escolha. Curiosidade: segundo dados da folha de São Paulo, apenas 42% dos estudantes brasileiros de ensino superior conseguem completar.
¼ das pessoas que escolhem o curso superior trabalha na área, outros ¾ escolhem outro caminho.
Temos uma visão distorcida, de que somente quem tem dúvidas sobre profissões é que devemos buscar auxilio. Na realidade a Orientação Profissional é um trabalho preventivo, que visa auxiliar o jovem no processo de maturação em relação a escolha.
No Brasil tem mais de 200 cursos universitários.
1º Administração
2º Advogado
3º Pedagogia
4º engenharia
Sabendo da importância da Orientação Profissional, levamos os jovens e adultos a 1º processo de amadurecimento para uma boa e segura escolha profissional, que a nós estamos aqui reunidos hoje.
A decisão é do estudante. Não adianta esperar expectativas externas. Sou sobrevivente daquilo que faço e gosto. Na sociedade globalizada, onde a transformações organizam cada vez mais rápida. A função principal do orientador vocacional é a de Facilitar o Acesso as Informações relativas às profissões e ao mercado de trabalho.
VIDEO - sobre consulta profissional. Apenas 50% dos alunos em geral sabem que curso seguir. Os alunos só sabem nome de curso e não sabem que diferença é, ou que o curso oferece, ou como funciona. As escolas deveriam trazer profissionais para falar, mostrar como é o que é tal profissão.
Se você errou no seu 1º curso, não se importa com isso, continua em frente, vá para o 2º curso ou até mesmo para o 3º curso. Três grandes aspectos para se esclarecer. 1º Auto Conhecimento: saber interesse, habilidade. 2º Mundo da Educação: que formação é exigida, escola que oferece cursos, conversas com educadores. 3º Mundo do Trabalho: Profissões existentes, o que exige, o que