O meu leitorado
(Resumo)
No primeiro capítulo o autor tem como objetivo mostrar ao leitor como elaborar um bom texto, pois ele acredita que cada pessoa deve descobrir e aperfeiçoar uma técnica pessoal de escrita que sirva de auxílio na hora de se expressar e dizer algo através de um texto.
Gabriel Perissé esclarece que o escritor é o primeiro leitor de seus textos, pois é ele quem cria, aprecia e pode avaliar toda a beleza e força das palavras ali contidas.
Sugere ao escritor que após trabalhar deixe o texto descansar algumas horas ou dias, e ao retomar as palavras assumirá o papel de um leitor, exigente, com olhar crítico para realizar alterações ou correções.
Apesar disso, o escritor sempre escreve para o outro, e salienta a importância da criação desse leitor, na construção de seu leitorado.
Perissé afirma que não é fácil conquistar leitores, pois é necessário que o escritor estabeleça um diálogo pessoal com quem está lendo o texto e provoque os sentimentos do leitor, de modo que ele se sinta envolvido com a obra e tenha a sensação de que faz parte dela.
O leitor cria expectativas, pois espera do texto um misto de felicidade, surpresa, originalidade, companheirismo e inteligência, e Gabriel acredita que o leitor mereceler o que ele possui de mais pessoal, suas convicções, sentimentos, seus sonhos e sua realidade.
Uma das maiores recompensas que um escritor pode receber é conquistar um público leitor e ver se sendo escolhido entre tantos outros autores. Segundo o autor, ainda mais recompensador que ser lido é ser relido, e isso acontece quando um escritor cativa o leitor e desperta nele o desejo de ler mais uma vez, pois o reler é entender de forma diferente um mesmo texto.
O autor fala de um outro nível de leitura, que acontece quando o leitor se identifica com o que lê, sente afinidade. Ele se sente satisfeito por ter encontrado um texto que expressa aquilo que ele sempre quis dizer, e por ter encontrado no autor e no texto aquilo que gostaria de