Santa Albertina Uma
A origem do município de Santa Albertina encontra-se em um povoado fundado por Belizáriode Almeida em 27 de abril de 1947, em terras doadas pela família Schimidt. Em 24 de junho de 1948, foi lançada a pedra fundamental e erguido um cruzeiro.
O nome Santa Albertina foi escolhido pelo doador das terras, Francisco Schimidt, em homenagem a sua mãe. O povoado cresceu e tornou-se distrito do município de Jales em 30 de dezembro de 1953, sendo elevado à categoria de município apenas seis anos mais tarde, em 18 de fevereiro de 1959.
História da cidade de Santa Albertina
No ano de 1947, quem descesse as águas do belo Rio Grande, encontraria uma ilha com arvoredos altos de grandes copadas. Mais tarde esta mesma ilha recebe o nome de Ilha da Mutuca. Do lado esquerdo do rio fica localizado o Porto Ribeiro, desse ponto na barranca do rio, rumando no sentido sul numa estrada que, nessa época, transitava-se somente com carros de boi e cavalos, encontramos a 11 km de distancia do barranco do rio um povoado de pessoas corajosas e destemidas. Este povoado foi inicialmente formado por lavradores do sertão santalbertinense, comerciantes, pescadores e garimpeiros.
O povoado foi fundado por Belizário de Almeida, em 27 de abril de 1948 foi lançada a Pedra Fundamental e a seguir o levantamento do Cruzeiro.
Os primeiros moradores, entre eles José Patrício, José Maria Rodrigues, Fernando Peres Garcia, Gabriel Gonçalves, Osório Floriano de Souza, Altino Roberto da Silva e outros, fizeram as primeiras picadas, transformando-as em estradas de rodagens, ligando o povoado de Santa Albertina aos povoados e córregos vizmnhos.
No dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, no ano de 1959, foi inaugurada a