Trabalho de SISTEMAS ELETRICOS P2
Trabalho da P2
Aluno:
Questionário 6
1 - Explique com suas palavras a Lei de Faraday.
A lei de Faraday relaciona a força eletromotriz ε induzida na espira com a taxa de variação do fluxo magnético através desta espira. Assim, a Lei de Faraday enuncia que: O valor da força eletromotriz induzida em uma espira de área A é igual à taxa de variação do fluxo magnético através dessa espira.
2 – Explique a geração de uma onda de tensão senoidal.
A partir da movimentação do eixo de uma bobina submetida ao campo magnético de dois imãs permanentes, ou seja alterar a intensidade e a polaridade ao longo do tempo. Uma fonte de tensão ou corrente senoidal varia com o tempo e pode ser representada por uma senóide em função de sua frequência angular (wt) ou em função do tempo (t).
3 – Explique pela Lei de Faraday por que é impossível gerar uma tensão contínua.
Pois a Lei de Faraday afirma que para gerar uma corrente ela é induzida tem que ter sentidos que se opõe, ou seja, variação de fluxo das linhas de campo associadas a ela.
4 - Explique o princípio básico de funcionamento de um transformador.
É o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, aparece nele uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.
Os transformadores, na sua forma mais simples (figura 2), consistem de dois enrolamentos de fio (o primário e o secundário), que geralmente envolvem os braços de um quadro metálico (o núcleo). Quando uma corrente alternada é aplicada ao primário produz um campo magnético proporcional à intensidade dessa corrente e ao número de espiras do enrolamento (número de voltas do fio em torno do braço metálico). Através do metal, o fluxo magnético quase não encontra resistência e, assim, concentra-se no núcleo, em grande parte, e chega ao enrolamento secundário com um mínimo de perdas. Ocorre, então, a indução eletromagnética: no