fichamento - os nuer
Capítulo 3: Tempo e Espaço
OBJETIVO:
As relações sócias dos Nuer são influenciadas por limitações ecológicas. Pritchard distingue os conceitos de tempo espaço em dois tipos: aqueles que são principalmente influenciados pelo meio ambiente, o tempo ecológico e os que são principalmente reflexos das relações mútuas dentro da estrutura social, o tempo estrutural.
“Neste capítulo, tornamos a examinar nossa descrição do interesse dos Nuer pelo gado e a descrição de sua ecologia, e faremos um relato de sua estrutura política. As limitações ecológicas e outras influenciam suas relações sociais, mas o valor atribuído às relações ecológicas é igualmente significativo para a compreensão do sistema social, que é um sistema dentro do sistema ecológico, parcialmente dependente desde e parcialmente existindo por direito próprio”.(p. 107)
“Em última análise, a maioria, talvez todos, dos conceitos de espaço e tempo são determinados pelo ambiente físico, mas os valores que eles encarnam constituem apenas uma das muitas possíveis respostas a este ambiente e dependem também de princípios estruturais, que pertencem a uma ordem diferente de realidade. (…) Estamos, portanto, interessados principalmente na influência das relações ecológicas sobre essas instituições, mais do que na influência da estrutura social na conceituação das relações ecológicas”. (p. 107) “Ao descrever os conceitos nuer de tempo, podemos fazer uma distinção entre aqueles que são principalmente reflexos de suas relações com o meio ambiente – que chamaremos de tempo ecológico – e os que são reflexos de suas relações mútuas dentro da estrutura social – que chamaremos de tempo estrutural”.(p. 107 e 108)
“Os períodos maiores de tempo são quase que inteiramente estruturais, porque os acontecimentos que relacionam são mudanças no relacionamento de