Sangues e seus componentes
O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos: vértebras, costelas, quadril, crânio, esterno. Fluem pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. O sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sanguíneos. No corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso.
Composição do sangue
O sangue é formado por uma parte liquida (plasma), constituído por água, sais, vitaminas e fatores de coagulação, no qual estão misturadas as partes solidas: hemácias, leucócitos e plaquetas. O plasma sanguíneo, responsável por 66% de seu volume, as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, responsáveis por aproximadamente 33% de sua composição.
Plaquetas:
As plaquetas são fragmentos de células que participam do processo de coagulação. Elas têm vida curta e circulam na proporção e 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Sua função mais importante e a de auxiliar na interrupção dos sangramentos, evitando assim sua perda excessiva de sangue (hemorragia). . Um exemplo simples é o caso de uma picada de agulha, onde se observa uma pequena e ligeira perda de sangue que logo é estancada, isto ocorre graças ao tampão plaquetário.
Leucócitos:
Os leucócitos são glóbulos brancos. Seu numero varia de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue e sua vida e curta. Possuem formas e funções diversas, sempre ligadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo, bactérias. De forma bastante simples, podemos dizer que eles são nossos "soldadinhos de defesa".
Hemácias:
As hemácias são glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem