O sangue eseus componentes
Tecido vivo que se relaciona com todos os órgãos e sistemas, levando oxigênio, nutrientes, proteínas, imunoglobulinas, da coagulação, hormônios, enzimas e recebendo substancias oriundas do metabolismo celular e restos celulares para eliminação.
O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos: vértebras, costelas, quadril, crânio, esterno.
O que é sangue?
O sangue é um tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. O sangue é formado por uma parte liquida (plasma), constituído por água, sais, vitaminas e fatores de coagulação, no qual estão misturadas as partes solidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Plaquetas:
As plaquetas são fragmentos de células que participam do processo de coagulação. Elas têm vida curta e circulam na proporção e 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Sua função mais importante e a de auxiliar na interrupção dos sangramentos. As plaquetas duram apenas 5 dias.
Leucócitos:
Os leucócitos são glóbulos brancos. Seu numero varia de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue e sua vida e curta. Possuem formas e funções diversas, sempre ligadas a defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo, bactérias.
Hemácias:
As hemácias são glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida media de 120 dias no organismo, onde existem em torno de 4.500.000 delas por milímetro cúbico de sangue. A sua função e transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-o para os pulmões. A duração das hemácias varia de 35 a 42 dias.
Plasma:
O plasma é um liquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue. Ele e constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidas proteínas, açucares, gorduras e sais minerais. Através do plasma circulam, por exemplo, elementos nutritivos necessários a vida das células. O plasma dura