Componentes e Funções do sangue
SANGUE TOTAL
O sangue é uma suspensão de células ( glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas ) em um líquido complexos, chamado plasma, constituído por água, sais minerais, vitaminas, proteínas, glicídios e lipídios. O sangue circula na forma líquida. Quando fora do organismo, passa fisiologicamente do estado líquido para o estado de gel, com a formação do coágulo. Este libera uma parte líquida chamada soro. O soro difere do plasma porque não contém os fatores da coagulação consumidos na formação do coágulo como o fibrinogênio.
HEMÁCIAS (ERITRÓCITOS)
São produzidas na medula óssea, e quando maduras, penetram na circulação, na qual tem uma vida média de aproximadamente 120 dias. Estas células são altamente especializadas, e estão espalhadas por todo organismo. São encontradas principalmente na medula óssea, fígado, baço e glândulas linfáticas.
As hemácias têm em seu interior, uma substância denominada hemoglobina, que tem como principal função o transporte de oxigênio para os vários tecidos, a fim de fornecer ao organismo a sua fonte de energia e calor.
Os níveis de hemoglobina são medidos em gramas de hemoglobina por decilitro de sangue. O valor de referência para os homens é de 13 g/dl e para mulheres é de 12,5 g/dl.
GLÓBULOS BRANCOS (LEUCÓCITOS)
Os leucócitos pertencem a uma família de células nucleadas, consistindo de granulócitos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos), linfócitos e monócitos.
O principal papel dos granulócitos é combater as infecções. Os linfócitos têm um papel importante na produção de anticorpos contra antígenos estranhos, e no combate às infecções virais. Os monócitos ingerem bactérias e outros organismos estranhos. Este processo de ingestão é conhecido por fagocitose.
PLAQUETAS
Desempenham um papel importante no mecanismo da coagulação sanguínea. Sua atuação se dá pela liberação de substâncias em locais da lesão ou em feridas, e se combinam com outros fatores de coagulação no