Sangue do diabo
O nome “Sangue do diabo” parece assustador, mas se trata de uma inocente solução de cor avermelhada. Ela se classifica como uma base fraca e solúvel em água, seu ingrediente básico é hidróxido de amônio (NH3), conhecido também como amoníaco.
Em épocas de Carnaval, o sangue do diabo era utilizado para assustar as pessoas, espirrando-se a solução nas roupas que usavam, deixando uma mancha vermelha que dá a impressão de que nunca mais sairá. Porém, alguns minutos depois, a mancha vermelha simplesmente desaparece, deixando no lugar de uma expressão irritada no rosto de que tinha sua roupa manchada, a intriga e a curiosidade.
Objetivo
Observar a reação de decomposição do hidróxido de amônio.
Materiais e Métodos
Foram utilizados os seguintes materiais: hidróxido de amônio (líquido), fenolftaleína (encontrada em laboratórios de análises químicas), álcool (álcool comum usado na limpeza doméstica) e água.
Foi colocado 30ml de água em uma proveta e adicionado algumas gotas de hidróxido de amônio. Em seguida, adicionado o indicador aos poucos no recipiente contendo solução de Hidróxido de amônio. Ocorre uma mudança na coloração (solução mais avermelhada), depois colocado mais solução de fenolftaleína. Colocado num pulverizador e feito brincadeiras jogando o líquido na roupa, nunca próximo ao rosto.
Resultados e Discussões
Isto acontece porque, quando se adiciona hidróxido de amônio, que é um composto relativamente instável, à água, ele se decompõe em amônia e água: NH4OH + H2O → NH3 + 2H2O.
A amônia, apesar de não ser uma base de Arrhenius, ou seja, não liberar íons OH- em solução aquosa, é uma base de Brönsted-Lowry e de Lewis.
Conclusão
Com este experimento pode-se concluir que a amônia é um gás, e, portanto, evapora muito facilmente da solução. Quando a solução é borrifada, facilita ainda mais o processo de evaporação, pois as moléculas são dispersas no ar.
O