Experiência Sangue do Diabo
Local e Data: Realizado em...
Objetivos: Observar a reação química de NH4OH (Hidróxido de Amônia) em meio aquoso em contato do Fenolfitaleína.
Materiais: 1. Hidróxido de Amônia; 2. Fenolfitaleína; 3. Água; 4. Tubo de ensaio; 5. Pipeta; 6. Papel.
Procedimentos: 1. Coloque cerca de dois dedos de água no tubo de ensaio; 2. Coloque três gotas de Hidróxido de Amônia (NH4OH); 3. Mexa suavemente o tubo de ensaio; 4. Após misturarmos o Hidróxido de Amônia (NH4OH) em contato com a água, ele se transformou – se em NH3, colocamos o indicador Fenolfitaleína e a substância presente no tubo de ensaio ficou rosa; 5. Com a pipeta pegamos um pouco da solução e colocamos em contato com um papel e observamos o que iria ocorrer.
Resultados: Quando se mistura o Hidróxido de Amônia com água não há mudança de cor. Já quando acrescentamos a Fenolfitaleína, a solução muda de cor ficando rosa. Isso ocorre porque a Fenolfitaleína é uma indicador de pH, ou seja é um indicador de Ácido/Base de compostos químicos. Mesmo quando adicionado em pequenas quantidades a uma solução ele permite saber, se a mesma é Ácido, Base, Neutra. Este indicador é dotado de Metacromina que é, a capacidade de alterar a coloração em função do pH.
Nesse caso ele reage com o Hidróxido de Amônia, mudando de incolor para rosa. Depois de um tempo, a substância volta a ficar incolor, porque o Hidróxido de Amônia é volátil, ou seja evapora facilmente
Conclusão: Pudemos concluir que o Hidróxido de Amônia é uma substância volátil que evapora bem fácil e que em contato com a Fenolfitaleína ele fica com a cor rosa. Esse experimento possibilitou que pudéssemos perceber que existem vário tipos de reações químicas, possibilitando identificar como Ácidas, Básicas ou Neutras.
Bibliografia: