eletro
O “Sangue do diabo” trata de uma inocente solução de cor avermelhada. Ela se classifica como uma base fraca e solúvel em água, seu ingrediente básico é hidróxido de amônio (NH3), conhecido também como amoníaco.
Foi batizada de “Sangue do diabo” por fazer parte de uma brincadeira maldosa: Se você atirar a solução sobre tecido branco vai provocar uma mancha vermelha. Por esta propriedade o “Sangue do diabo” pode ser lançado sobre pessoas e as assustarem em razão da suposição de suas roupas terem sido danificadas, o que não é verdade.
Hidróxido de amônio é um composto instável que se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez se evapora muito rapidamente. Sendo assim, mesmo que a solução tenha manchado todo o tecido, passado alguns instantes o líquido fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio.
Materiais:
Hidróxido de amônio (Líquido)
Fenolftaleína
Álcool (álcool comum usado na limpeza doméstica)
Água
Procedimento:
1 – Preparo do indicador: Misture 40 ml de fenolftaleína com 70 ml de álcool. Essa solução é denominada indicadora porque fica avermelhada em meio básico e neutra em meio ácido.
2 – Em outro recipiente misture 170 ml de água e 100 ml de hidróxido de amônio.
3 – Adicione o Indicador aos poucos no recipiente contendo solução de hidróxido de amônio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Prof°: Élcio
Aluno: José Evaldo n°:14 Wesley Denner nº: 24
Turma: 4º Ano de Eletrotécnica
Química
Picos – PI, 20 de novembro de 2013