Atividade 8
a) É imprescindível que se indiquem as fontes consultadas, isto é, que sejam fornecidas as referências bibliográficas das fontes consultadas para realização da atividade.
LEMBRE-SE: a entrega fora do prazo estabelecido para postagem de respostas e/ou comentários estará submetida a deméritos. Os trabalhos entregues com até 07 dias de atraso terão um decréscimo de 15% do total de pontos distribuídos. Atrasos entre 08 e 15 dias sofrerão uma redução de 50% . As tarefas postadas com mais de 15 dias de atraso não serão corrigidas . 1. Com base nos temas e objetos abordados nas unidades 6 – O advento da modernidade – e 7 - A crise da modernidade: os (des)lugares do homem no 3º. milênio, COMENTE as seguintes afirmativas:
1.1.A lógica consumista perpassa nossas escolhas. Nos vemos prisioneiros de uma hipervalorização da aparência e de uma visão materialista do mundo, dos outros e de nós mesmos. Somos o que temos e, se nada temos, nada somos. Assim, como afirmam REALE e ANTISERI, (1990: p. 847), “o progresso dos recursos técnicos, que poderia servir para iluminar a mente humana, se acompanha pelo processo de desumanização, de tal modo que o progresso ameaça destruir o objetivo que deveria realizar: a idéia de homem”. Em sua atitude energívora [1], o homem consome seu meio ambiente. Esgota-lhe as energias e, por extensão, esgota-se a si mesmo.
R.: O homem na sociedade contemporânea tem vivido de acordo com os valores e princípios da produção capitalista. O progresso tem tido como conseqüência o menos SER e o mais TER do homem, e ele tem mergulhado em sua própria solidão já que com este progresso técnico e científico as relações interpessoais e comportamentos foram banalizados pelos desejos da sociedade contemporânea. 1.2.Como no RETRATO DE DORIAN GRAY, o perfil e o caráter do homem se debilitam. A decrepitude moral vai solapando as esperanças de que o projeto civilizatório moderno – que se sustentava nos ideais