saneamento basico
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE A DISTÂNCIA
Eder Marcio Jesus da Silva
Euverlani dos Santos Araujo
Terenciana Machado Diniz
ATIVIDADE SUPERVISIONADA MODULO I - ETAPA I
SANEAMENTO BÁSICO NO DISTRITO FEDERAL
Brasília-DF
Setembro/2014
Eder Marcio Jesus da Silva
Euverlani dos Santos Araujo
Terenciana Machado Diniz
ATIVIDADE SUPERVISIONADA MODULO I ETAPA I
SANEAMENTO BÁSICO
Brasilia-DF
2014
Introdução
O saneamento básico é um tema dos mais importantes na conjuntura atual de preocupação com o meio ambiente, ainda mais levando-se em conta que a maior parte da população no Brasil encontra-se concentrada nas regiões urbanas.
Com o adensamento populacional de tais regiões há uma maior demanda por recursos naturais (agua, alimentos, energia) para consumo e para absorção dos dejetos das atividades humanas. Por exemplo, muitas vezes os mesmo cursos de agua são fontes de alimentação e destino de dejetos urbanos, quer estejam tratados ou não.
Desse ângulo fica claro que pelo fato de os ecossistemas estarem sempre integrados é imprescindível o cuidado com a destinação dos residuos, uma vez que as fontes utilizadas - se poluídas- afetarão a qualidade de vidas das mesmas pessoas que contribuíram para o seu desgaste e deterioração.
Cada época tratou do saneamento com as tecnologias que possuía, uns se preocuparam mais que os outros no tocante à higiene e à saúde. Porém, neste momento atual, mais do que saúde e higiene, o saneamento tem sido ligado às questões de preservação de fontes aquíferas e de conservação dos solos e da fauna e flora.
Nesse sentido, cabe compreender um pouco da situação atual brasileira no tocante a este assunto.
Desenvolvimento
1 - Um breve histórico do saneamento no mundo e no Brasil
As medidas de saneamento ocorrem desde a Idade Antiga, como por exemplo a construção de diques e de canalizações superficiais e