certificaçao digital
1 INTRODUÇÃO 04
2 CERTIFICAÇÃO DIGITAL 05
3 OUTRAS UTILIDADES DOS CERTIFICADOS 06
4 COMO OBTER, RENOVAR E RENVOGAR SEU CERTIFICADO DIGITAL 07
5 VALIDADE 08
6 VALORES 09
7 TIPOS DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL 10
8 CONCLUSÃO 11
9 REFERENCIAS 12
Introdução
As transações pela Internet estão se tornando cada dia mais comuns: e-mails, acesso remoto, assinatura eletrônica, etc. Entretanto as preocupações com privacidade e segurança são crescentes. Um meio de sanar este problema é a utilização da Certificação Digital, pois é uma das ferramentas mais modernas de segurança para proteção pessoal e de sua empresa.
Em seguida vamos conhecer o que é, para que serve como obter, quanto custa e o que podemos fazer utilizando um Certificado Digital.
Certificação digital
Um certificado digital é um arquivo eletrônico que identifica quem é seu titular, pessoa física ou jurídica, ou seja, é um “Documento Eletrônico de Identidade”. Quando são realizadas transações, de forma presencial, muitas vezes é solicitada uma identificação, por meio de um registro que comprove a identidade. Na internet, como as transações são feias de forma eletrônica o certificado digital surge como forma de garantia à identidade das partes envolvidas.
Os principais e mais utilizados certificados digitais são: e-CPF – Certificado Digital destinado a Pessoa Física, onde uma pessoa, detentora do mesmo, poderá realizar serviços, assinar ou autenticar e-mails de forma digital e ser utilizado na Receita Federal. e-CNPJ – Certificado Digital específico para Pessoa Jurídica, onde o responsável legal da empresa solicita e só ele poderá realizar serviços, assinar ou autenticar e-mails de forma digital em nome da empresa, através da pessoa do sócio Administrador.
A certificação digital cumpre a função de associar uma pessoa ou entidade a uma chave pública. A informação publica contida num certificado é