pesquisa de topografia sobre daltum

2825 palavras 12 páginas
Resumo
O Datum Altimétrico do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), denominado comumente Datum de Imbituba, foi definido em 1959 através da média das médias anuais do nível do mar, no período de 1949 a 1957, no Porto de Imbituba (48 40,2 W ; 28 14,4 S). As observações utilizadas foram coletadas por uma estação maregráfica instalada pelo Inter-American Geodetic Survey (IAGS) e pelas autoridades portuárias brasileiras, que fazia parte de uma rede formada por outras oito estações maregráficas ao longo da costa brasileira.
As médias mensais e anuais da rede maregráfica do IAGS encontram-se armazenadas no Permanent Service for Mean Sea Level (PSMSL). No caso de Imbituba, existem dados referentes ao período entre 1949 e 1969. Ainda não foi possível recuperar as observações realizadas após 1969.
Para corrigir os problemas resultantes da separação institucional entre os levantamentos geodésicos terrestres e a observação do nível do mar, o IBGE iniciou em 1994 a operação de estações maregráficas com características geodésicas. Em 1999 as autoridades portuárias em Imbituba retomaram a observação convencional do nível do mar, e em 2001 o IBGE instalou equipamentos maregráficos e meteorológicos digitais. Desde 1949 foram realizados diversos nivelamentos nas estações altimétricas que materializam o Datum de Imbituba. Além disso, a UFPR realizou campanhas multi-paramétricas na área do Datum, monitorando sinais de GPS, pressão atmosférica, marés terrestres e oceânicas.
O trabalho analisa as observações realizadas em Imbituba, correlacionando-as para caracterizar a evolução temporal do Datum Altimétrico Brasileiro e os efeitos geofísicos relevantes.

1. A Rede Altimétrica do Sistema Geodésico Brasileiro
A Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) é a estrutura de referência vertical do Sistema
Geodésico Brasileiro (SGB), com mais de 65 mil estações altimétricas (denominadas RN = Referências de Nível) implantadas em todo o país (Luz & Guimarães, 2001 ; Luz et al.,

Relacionados