Saneamento basico
Desenvolvimento sustentável pressupõe o atendimento ás necessidades do presente, sem comprometer a possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades (ONU 1988).
A gestão voltada para o desenvolvimento sustentável inclui o estudo e a compreensão clara dos fatores econômicos,sociais, políticos tecnológicos e ambientais que acompanharam a história do homem, possibilitando,portanto, uma reflexão sobre os diferentes modelos de desenvolvimento adotados e as direções a serem priorizadas neste terceiro milênio.
Diversos estudos mostram que as modificações ambientais provocadas pela ação Antrópica alterando significativamente os ambientes naturais,poluindo o meio físico,consumindo recursos naturais sem critérios adequados, aumentam o risco de exposição a doenças e atuam negativamente na qualidade de vida da população(Miranda ET al1944;Ministério da sáude1995;Banco Mundial;who1999).
As modificações Ambientais decorrentes do processo Antrópico de ocupação dos espaços e de urbanização,que ocorrem em escala global,especialmente as que vêm acontecendo desde os séculos XlX e XX,impõe taxas compatíveis com a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais.
A análise dos impactos potenciais dessa modificações pode ser feita sob o enfoque de mudança nos padrões de consumo e de produção,facilitando assim a compreensão dessa questão e das medidas necessárias para a reversão dos problemas instaura.Os ecossistemas primevo,rural e urbano e a questão ambiental que é formado por conjunto de fatores bióticos é responsável por mudanças significativas no ambiente.Que tem como característica alta densidade demográfica e o elevado volume de resíduos etc.
PADRÃO DE CONSUMO E DE PRODUÇÃO POTENCIAL DE MODIFICAÇÃO AMBIENTAL
O padrão de consumo pode ser definido pela qualidade e quantidade de utilização de recursos naturais para produção de bens de consumo e atendimento á demanda da sociedade para