Sandra lencioni
Profa. Dra. Claudete De Castro Silva Vitte
David Silva RA 090881
Luiz Felippe Miranda RA 062560
Texto: LENCIONI, Sandra. Reconhecendo metrópoles. In: Catia Antonia da Silva et all. Metrópole: governo, sociedade e território. RJ.Ed.DP&A, 2006
1. Qual o significado etimológico de metrópole?
Segundo o Dicionário Houaiss, metrópole vem do grego e significa cidade mãe, cidade natal e se refere a um centro, a um ponto de convergência além de no sentido moderno, ser a capital de uma província, estado ou país.
2. Enumere os principais pontos comuns às metrópoles(seus atributos e características)
Os pontos são o tamanho da metrópole que é relativo a cada país, a concentração de serviços administrativos e financeiros tanto públicos como privados que dão à cidade seu caráter de comando e os fluxos de informação, comunicação e transporte que globalizam as metrópoles.
3. Qual o significado dado pela autora à metropolização enquanto processo socioespacial?
Metropolização se refere a uma ação no espaço que imprime nele características metropolitanas e transforma cidades em metrópoles globais, por exemplo com alta densidade de fluxos imateriais além dos fluxos materiais já presentes nas cidades.
4. Qual a diferença entre metropolização e conturbação?
Metropolização é a criação no espaço de características das metrópoles e conturbação é a extensão dos tecidos urbanos das cidades até que elas se tornem uma única mancha urbana .
5. Refletindo sobre as metrópoles brasileiras, a autora relaciona metropolização com desconcentração territorial da indústria. Explique essa relação a partir do caso de São Paulo.
São Paulo passou por uma desconcentração industrial na década de 70 para o restante do país e principalmente para o interior do Estado levando o processo de metropolização para a região de Campinas onde a reprodução do capital criou as condições para aglutinar