Resenha “Perspectivas Contemporâneas da Geografia Regional” de Sandra Lencioni
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Geociências
Curso de Geografia
Disciplina: GCN7404 – Teoria Regional
Professora: Maristela Ferrari
Acadêmicos: Alexandre de A. Cordeiro Claudia Rojas Bravo
Matrículas: 10101851/ 11106581
Resenha Bibliográfica do texto: “Perspectivas Contemporâneas da Geografia Regional” de Sandra Lencioni
Florianópolis, 16 de outubro de 2012.
A Professora Sandra Lencioni, autora do livro Região e Geografia (1999), titular do Departamento de Geografia na Universidade de São Paulo, possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela mesma universidade no ano de 1975. Seu mestrado e o doutorado possuem um enfoque na Geografia Humana. Sendo o primeiro título de 1985 e o segundo de 1991, ambos obtidos na Universidade de São Paulo. Desenvolveu seu pós-doutorado em 1992 na Universidade de Paris I Pantheon-Sorbonne. Enfatiza-se na Geografia Regional, atuando principalmente nos temas de teoria da região, metrópole, indústria e São Paulo. Criou o Laboratório de Estudos Regionais do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, é pesquisadora do CNPq tendo desenvolvido 21 projetos de investigação. Coordena projeto de pesquisa que envolve pesquisadores do Brasil, Chile e Argentina CNPq/PROSUL.
No presente texto “As Perspectivas Contemporâneas da Geografia Regional”, a autora faz uma caracterização do processo de transformação dos conceitos de região e consequentemente de analise regional relacionando-os ao processo de globalização, que veio a modificar a relação espaço-tempo.
Esse processo por meio de avanços tecnológicos originou uma rede global, que resultou numa nova maneira de se analisar e perceber o espaço, “conectando os lugares e os homens, redimensionando a percepção de distancia” (LENCIONI, Sandra, pag. 166, 1999). A globalização direciona-se a uma tentativa de homogeneização territorial através da padronização de mercado, que tem como efeito a