Perspectivas contemporâneas da geografia regional
CENTRO DE FILOSIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA DE TEORIA REGIONAL
REGIÃO E GEOGRAFIA
PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL
SANDRA LENCIONI
RESENHA CRÍTICA
PROFESSOR (A) MARISTELA FERRARI
ACADÊMICO (A) PRISCILA ANDRÉIA NAVES
FLORIANÓPOLIS
2012
REGIÃO E GEOGRAFIA
PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL
SANDRA LENCIONI
REGIÃO E GEOGRAFIA
PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL
A autora Sandra Lencioni, aborda neste capítulo intitulado "Perspectivas Contemporâneas da Geografia Regional" retirado da sua obra "Região e Geografia" visões atuais da Geografia Regional.
O mundo do futuro, com o avanço das tecnologias, a informática procura cada vez mais se aproximar do poder do cérebro, tentando imitá-lo. Com isso, a informática invade a vida das pessoas e a realidade social é invadida pelo seu uso. Esse mundo também permite novas representações e interações, como na representação cartográfica, onde permite um nível maior de exploração com grande riquezas de detalhes. E isso não é apenas possível para os criadores do mapa, mas também para os receptores e usuários, possibilitando assim a visão de diversas formas do universo.
Essa rede que é formada, consequentemente cria uma segunda natureza, visto que rompe o isolamento territorial a partir do momento em que aproxima os lugares e o homem através da virtualidade.
Nesse contexto de globalização,a tendência à homogeneização é forte, mesclam-se "confundem-se e rearticulam-se povos e culturas, signos e significados, realidades e imaginários. A própria localização evidente, indiscutível, pode tornar-se irrelevante. É como se um novo tecido, outra malha, recobrindo e impregnando o mundo alterasse a Geografia e a História" segundo Ianni. A relação espaço tempo também se transfigura e cria condições onde o pensamento pós moderno se afirma.
O Pensamento Pós Moderno é antiestruturalista, e da mesma forma que o