resenha critica Sandra Lencioni
Perspectivas Contemporâneas da Geografia Regional Autora: Sandra Lencioni.
Universidade de Sorocaba
Professora: Cristiane Fernandes de Oliveira
Aluno: Rodrigo Pereira Santos
Cada vez mais a tecnologia, segundo a autora, tenta ser tão poderosa quanto o cérebro. Isso dá-se principalmente porque tal tecnologia está totalmente vinculada ao dia a dia das pessoas, que por sua vez, principalmente nos países mais globalizados e desenvolvidos, não conseguem viver sem as mesmas.
Tudo isto possibilita muitas coisas, e torna a maioria delas extremamente dinâmicas, e arrisco-me dizer que até mesmo mais divertidas. As representações cartográficas, por exemplo. Através da tecnologia é possível enxergar o mapa do mundo, ir daqui para ali num contexto mais rápido e até de mais fácil entendimento.
Tais tecnologias modificam as relações de espaço-tempo. A distância física torna-se menos dolorosa com a representação ao vivo, na sua frente de quem talvez esteja do outro lado do mundo. Está rede conecta instantaneamente os lugares e as pessoas numa fração de segundos, tornando tudo mais fácil de lidar, e de se entender... Até os relacionamentos tornaram-se diferentes a partir de tais perspectivas, onde o meu eu chega até o outro além de mim, e faz através da tecnologia configurar sentimentos que por hora se tornam amor...
A tecnologia facilitou o conhecimento às pessoas. E não somente aquele conhecimento que agrega intelectualidade, mas também o de status. Através dela se conheceu as grifes, as grandes marcas e as celebridades que as usam e fazem de si modelos a se seguir. A tecnologia trouxe consigo uma grande missão: fazer as pessoas consumirem mais e mais, e dessa forma ajudar o capitalismo a se fortalecer, entrando em países desenvolvidos com mais força, e nos que estão se desenvolvendo com total brutalidade, e sem freio.
Nesse cenário, creio que uma nova “revolução industrial” aconteça, pois fazem das empresas, indústrias e etc, se