artigo urbanismo
A METAMORFOSE DE SÃO PAULO: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas
The metamorphosis of São Paulo: the evidence of a new world of dispersed agglomerations
La metamorfosis de São Paulo: el anuncio de un nuevo mundo de aglomeraciones difusas
Sandra Lencioni *
RESUMO
O processo de metropolização do espaço se constitui no eixo norteador da atual metamorfose metropolitana. Este processo deve ser entendido como uma fase superior da urbanização.
Particularmente no caso de São Paulo, o processo de metropolização guarda íntima relação com o processo de desconcentração industrial que expandiu e intensificou a industrialização do entorno metropolitano e, ao mesmo tempo, reafirmou a primazia de seu núcleo: a cidade de São Paulo, centro, por excelência, da gestão do capital. Essa expansão metropolitana só foi possível devido ao desenvolvimento das redes de circulação e das redes imateriais de informação e comunicação que possibilitaram a integração não só da produção industrial, mas também de suas atividades complementares. Para se compreender a atual metamorfose metropolitana, que conforma um imenso território de aglomerações difusas, é necessário analisar a relação espaço-tempo não só no âmbito da escala territorial, como é tradição na análise urbana, mas também considerar a escala topológica, relativa à lógica das redes imateriais, que redimensiona a noção de proximidade e distância.
Palavras-chave: Metropolização. Cidade-região. São Paulo. Rede. Escala.
ABSTRACT
The space Metropolization process is the guiding principle of the present metropolitan metamorphosis. This process must be understood as a superior stage of urbanization.
Particularly, in the case of São Paulo, the Metropolization process is closely related to the process of industrial decentralization that has expanded and intensified the industrialization in the surroundings of the city and, at the same time, reaffirmed the primacy of its nucleus:
the