Samya
Século XVII. O Brasil era o grande celeiro de cana-de-açúcar.Os colonos portugueses que vinham pra cá estavam interessados na exploração de cana-de-açúcar e no enriquecimento rápido.Pouco deles sabiam ler e escrever.No entanto, aos poucos foi surgindo na colônia um grupo de pessoas cuja formação intelectual acontecia em Portugal - geralmente advogados, religiosos ou homens de letras,geralmente filhos de comerciantes ricos ou de fidalgos instalados no Brasil.Essa elite era responsável pelo nascimento de uma literatura brasileira,inicialmente frágil, presa aos modelos lusitanos.O barroco no Brasil ganhou impulso entre 1720 e 1750, quando foram fundadas varias academias literária por todo o país.Nas artes plásticas, esse desenvolvimento só aconteceu no século XVIII, quando,em decorrência da descoberta do ouro em Minas Gerais, construíram-se igrejas de estilo barroco. A obra considerada o marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopéia(1601), de Bento Teixeira,um poema que procurava imitar Os lusíadas.
Características
1) A arte da contra-reformas
A ideologia do Barroco é fornecida pela Contra-reformas. Em nenhuma outra época se produziu tamanha quantidade de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais. As obras de arte deviam falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles. A arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração.
2) Conflito entre corpo e alma
O Renascimento definiu-se pela valorização do profano, pondo em voga o gosto pelas satisfações mundanas. Os intelectuais barrocos, no entanto, não alcançam tranqüilidade agindo de acordo com essa filosofia. A influência da Contra-reformas fez com que houvesse oposição entre os ideais de vida eterna em contraposição com a vida terrena e do espírito em contraposição à carne. Na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a