Salário e Remuneração
Salário é a prestação fornecida diretamente ao trabalhador pelo empregador referente à prestação de serviço decorrente do contrato de trabalho, ou seja, é o pagamento feito pelo empregador ao empregado pelo trabalho prestado. O salário portanto, é uma parte da remuneração. Integra o salário a importância fixa estipulada, as comissões, porcentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador. As ajudas de custo e as diárias para viagens que não ultrapassem 50% do valor do salário, gratificações esporádicas pagas por mera liberdade do empregador e benefícios previdenciários não são considerados itens do salário.
Remuneração é a soma do salário com outras vantagens percebidas pelo empregado, em decorrência do contrato, como por exemplo, o salário base mais gorjeta. As gorjetas são os valores pagos pelo cliente direta ou indiretamente ao empregado como forma de compensá-lo pelo serviço prestado. Ou seja, a remuneração é a somatória dos benefícios financeiros, ou seja, o salário contratual mais gorjetas, prêmios, adicional noturno, adicional de periculosidade e insalubridade, ajudas de custo e comissões.
2) Explicar as formas de pagamento: por tempo, por produção, por tarefa.
O Salário por tempo é pago em função do tempo no qual o trabalho foi prestado ou o empregado permaneceu à disposição do empregador, ou seja, a hora, o dia, a semana, a quinzena ou o mês. O salário por tempo é o mais utilizado pelas empresas. Nesta modalidade não se leva em consideração a produção do trabalhador.
Salário por produção é aquele calculado com base no número de unidades produzidas peloempregado; cada unidade é retribuída com um valor fixado pelo empregador antecipadamente; esse valor é a tarifa; o pagamento é efetuado calculando-se o total das unidades multiplicado pela tarifa unitária. Esta forma de pagamento depende do resultado apresentado pelo trabalhador.
Salário por tarefa: é aquele pago