Liderança nas organizações
1.1 Linha de Pesquisa
O Presente trabalho tem como linha de pesquisa a Gestão de Recursos Humanos, pois trata da política de gestão de pessoas numa organização, seja ela de caráter público, privado ou do 3° setor. Isto é, trata-se do comportamento organizacional dentro da esfera dos Recursos Humanos.
1.2 Tema do Trabalho
O tema proposto para a pesquisa é a Liderança nas Organizações, que estuda a interação do superior com os seus subordinados na empresa, ou seja, buscar-se-á entender o efeito da liderança do superior com os seus respectivos subordinados.
1.3 Introdução
Quando se fala em liderança, surgem diversas dúvidas a respeito do que é liderar, da sua real função e também sua importância dentro de uma organização. Mas o que é a liderança? São muitas as respostas para esta pergunta, Maximiano (2011) descreve algumas e, segundo ele:
“Uma pessoa (ou grupo) tem liderança quando consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas.”
“Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é um líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações.” “(...) é o uso da influência não coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização de seus próprios objetivos.”.
Para Lacombe e Heilborn (2003), sobre o ponto de vista da administração, liderar é conduzir um grupo de pessoas, influenciando os seus comportamentos e ações, a fim de atingir objetivos e metas de interesse comum do próprio grupo, de acordo com uma visão de futuro baseada num conjunto coerente de ideias e princípios.
Em todas as afirmações, a liderança é definida como uma relação de influência. Ainda segundo Maximiano (2011), a figura do líder é dominante, como se a liderança fosse uma virtude ou competência dada a