Liderança nas organizações
OBJETIVO
O objetivo desse artigo é estudar o papel do líder em três empresas varejistas no estado de SP, levando em conta a importância dos estilos de liderança na obtenção da produtividade a partir da motivação de sua equipe.
A idéia é apresentar as iniciativas já consolidadas pelas empresas em relação às praticas das lideranças e verificar como essas lideranças influenciam nos desempenhos das empresas, de forma a obter sucesso junto ao segmento varejista.
A pesquisa foi orientada sobre as seguintes perguntas: 1) Qual a importância da liderança e a adequação do estilo adotado pelo líder dentro de organizações varejistas? 2) Como a liderança pode influenciar no resultado final dessas organizações?
METODOLOGIA
Para atender o propósito do trabalho, foram considerados três procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica foi analisada criteriosamente artigos, textos e livros que tratam estilos de liderança, da qual podemos citar: • Chiavenato (2004, p.448) define “uma influencia interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”; • Hunter (2006, p.18) define “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetos comuns”; • Robbins (2003, p.371) explica “líder é o individuo, e a liderança, é a função ou atividade que o individuo executa”.
As pesquisas de campo envolveram entrevistas e aplicações de questionários junto às gerentes-lideres e funcionários de diferentes níveis hierárquicos de três empresas que chamaremos de empresa A, B e C, conforme segue: • Caso 1 – Rede de Supermercados (A) – Média de 250 a 300 funcionários; • Caso 2 – Rede de Supermercados (B) – Média de 250 a 300 funcionários; • Caso 3 – Comercialização de roupas