Recursos humanos
O capital humano é um conjunto de conhecimentos, treino e capacidades das pessoas que lhes permitem realizar trabalhos úteis com diferentes graus de complexidade e especialização. É um dos principais ativos intangíveis de riqueza contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de uma organização.
Em um novo contexto econômico, em que a formação de valor se amplia para incluir serviços e conhecimentos, além de bens tangíveis, o fato de as pessoas serem uma das principais fontes de valor torna-se cada vez mais evidente e demandam das organizações novas ferramentas e estratégias de gestão. A idéia de "despesas com pessoal" passa a dar lugar a de "investimento em capital humano".
O objetivo está em criar uma cultura de valorização do empregado como elemento gerador de eficácia e riqueza e dar oportunidade de realização de sua capacidade de se desenvolver, influenciando positivamente os resultados nas organizações.
Dessa forma, passa-se a perceber que a habilidade de uma empresa em gerenciar seu capital humano tende a ser cada vez mais importante na busca da competitividade. Tal fato vem fazendo com que as organizações inovem em suas estratégias e planejamentos, o que leva a mudanças significativas no modo como as empresas avaliam o sucesso dos negócios, bem como na condução dos seus resultados.
1.3.1. Oportunidade O ser humano é o ativo principal na formatação dentro das organizações.
Por isso a educação continuada constitui um valor econômico agregado, uma vez que na era do conhecimento destaca a avaliação do poder lucrativo das empresas sob a ótica de um verdadeiro Capital Humano.
1.3.2. Viabilidade O Capital Humano contribui para o crescimento das organizações, sendo assim, essas estão reconhecendo que investir em desenvolvimento e conhecimento é o principal ativo para gerenciar as mesmas. Assim, diante dos métodos apresentados o impacto será positivo dentro das organizações.
1.3.3. Importância
Na era em que a