Liderança nas organizações
Para um bom andamento e crescimento sempre positivo dentro de uma organização, é estritamente necessário que todos os departamentos estejam alinhados e compromissados na busca de um mesmo propósito.
Gestores e todos os outros funcionários devem ter em vista os mesmos objetivos e trabalharem para juntos conquistá-los.
A maneira pela qual a um gestor, líder, chefe lida com seus subordinados pode ser determinante para motiva-los ou desmotiva-los. É preciso compreender, que em todos os âmbitos os aspectos emocionais devem ser levados em consideração na questão de motivação do indivíduo dentro de suas capacidades e funções.
Ou seja, o modo de liderança com o qual a empresa trabalha é determinante para desenvolver motivação ou não em seus funcionários.
Capítulo 1
1.1 O que é Liderança?
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel do líder, sem possuir necessariamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal.
Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.
Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústrias, no exército, ramos comerciais etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características dos grupos.
Liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados. Há diversas teorias e definições de liderança, mas todas concordam que liderar é desenvolver a visão do que é realmente possível e ser capaz de influenciar as outras pessoas a ajudar a desenvolver esses objetivos, bem como realizar e atingir seus próprios desejos e ideais como líder.
1.2 Perfil de um Líder
Um líder