salto
Licenciatura em educação física
Disciplina: Teoria e Prática do Ensino do Atletismo 1º semestre noturno
TRABALHO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA DA FACULDADE UNIESP
DIADEMA 09 MAIO 2013
Componentes do grupo
Adilson Gonçalves da Silva
Claudia Trindade Mendes
Joyce Carvalho pinto do Nascimento
Keiliana Sousa Dias
Ricardo de Morais Silva
Tadeu F. dos Santos
Tamires Araujo
Tema. SALTO EM ALTURA
INTRODUÇÃO
1- A HISTÓRIA DO SALTO
Nas primitivas civilizações, devido a luta pela sobrevivência o homem praticava exercícios destinados a aprimorar ou manter a saúde do corpo e assim apuro seus instintos de correr, saltar e lançar.
O salto em altura é praticado desde o século XIX a. C. em que eram realizados os jogos de Taiti (nome da aldeia do condado de Meath). Desses jogos faziam parte lançamentos e saltos, os quais se fazia referência ao salto em altura.
Os primeiros atletas a conquistar resultados notáveis para a época foram os escoceses, irlandeses e ingleses. O atleta podia impulsionar o corpo, mas os pés não podiam ultrapassar uma linha limite riscados no solo. Aquele que atingisse a maior distância na soma de três saltos era o vencedor. Com o passar do tempo, as técnicas básicas da execução do salto em altura foram evoluindo, fruto da investigação, das condições técnicas, da zona de queda, e das normas impostas pelo regulamento técnico de atletismo. As corridas eram disputadas em várias distâncias, sendo a menor de 110