SALTOS
R:01. O SALTO GRUPADO Constando de movimentos simples, o salto grupado, é freqüentemente o mais usadonas escolas e nos clubes para atletas iniciantes, com resultados de cerca de 6 metros. Após a impulsão, as pernas são fletidas para a frente e para o alto. Logo em seguida, quando tiver alcançado a máxima elevação no ar, o corpo se flexiona com braços a frente no início e bruscamente atrás depois. As pernas são estendidas à frente, para cair na areia e os braços são novamente levados à frente na direção dos pés. Schomolinsky acha que a técnica do salto grupado está superada e deve ser suprimida mesmo para os escolares sendo substituída por uma outra, que é chamada de técnica de passada.
02. TÉCNICA DE PASSADA nesta, a posição de passada da fase de impulsão é mantida durante um intervalo maior. Esta técnica, embora bastante simples, tem a desvantagem da dificuldade da manutenção do equilíbrio. A perna impulsora que vai um pouco mais atrás, só imediatamente antes do contato com o solo, é que vem a frente ao encontro da perna de balanço. O tronco é mantido ereto até este momento. Só quando o atleta levanta as pernas em preparação para a aterrizagem é que o tronco se flete para a frente em movimentos de compensação. Os movimentos dos braços estabilizam o vôo, sendo levados na maioria das vezes, o do lado da perna impulsora, para frente e para cima e o outro para baixo e para trás e acima em semicírculo. Do alto ambos vão para baixo e atrás, terminado sua movimentação novamente à frente.
03. TÉCNICA DO ARCO Após ter conseguido a maior elevação o atleta adianta o seu quadril deixando atrasar a perna de impulsão e os braços. Enquanto a perna de impulsão se dirige para trás, a perna livre para a frente. A seguir ambas as pernas estão fletidas atrás, próximas uma da outra formando um ângulo reto com as coxas. A figura formada é um arco, daí o nome da técnica.