saltos
Saltar é procurar elevar-se e transpor a maior distância ou maior altura.
Salto com vara, é um salto vertical e considerado um esporte masculino, devido a grande exigência do atleta de bastante técnica, força física e equilíbrio muscular apurados.
O objetivo da prova é transpor o sarrafo colocado a uma determinada altura, numa pista que deve medir no mínimo 45m ao fim da qual se acha enterrada ao nível do piso uma caixa de apoio com 1 m de comprimento, 60 cm de largura, no início é apenas 15 junto ao obstáculo, essa caixa é feita de madeira ou metal, enquanto o obstáculo consta de dois suportes verticais e uma barra horizontal.
Nessa prova o atleta deve percorrer a pista de impulso, segurando a vara com as duas mãos e que é apoiada no solo e projeta o atleta para cima que deve transpor o obstáculo sem derrubá-lo, esta vara que no início do século passado eram feitas de bambu, atualmete são feitas com compostos de fibras de carbono e fibra de vidro podendo ser revestida com duas voltas de fita adesiva de espessura uniforme, quanto ao peso e comprimento variam em razão das características físicas do próprio atleta. Após o salto há um colchão para amortecer a queda do atleta. São permitidos um máximo de 3 tentativas para cada altura escolhida pelo atleta, vence aquele que conseguir a maior altura.
Regra geral, cada competidor tem direito a três saltos iniciais a uma altura definida pelo juiz. Caso consigar acertar um, o competidor segue na disputa e precisa subir a medida do obstáculo em pelo menos dois centímetros.
O salto mais alto conta como resultado final de cada atleta, e aquele que conseguir a maior altura é o campeão . Em caso de empate, será vencedor aquele que deu menos saltos para alcaçar sua marca. Se a igualdade persistir, o número de erros será avaliado. Se ainda assim a disputa continuar empatada, os dois ganham medalhas, exceto na briga pelo ouro em que há um salto adicional.
2) O importante é