professora
Quebra-gelo: Você já passou por dificuldades muito grandes que pareciam gigantes invencíveis? Como se sentiu?
Texto: I Samuel 17
Introdução: Enfrentamos lutas todos os dias, isso é normal. Porém existem situações que nos desafiam muito mais. Situações que parecem ser maiores que as que estamos acostumados. Às vezes é uma sequencia de problemas que nos afrontam e se mostram como Gigantes diante de nós. Quando esses problemas surgem, nos sentimos muito pequenos e impotentes diante deles. Esses gigantes chegam até nós na forma de uma doença, um desemprego, problemas no casamento ou dificuldades com a família, enfim, coisas que nos desafiam e parecem muito grandes para nós. Nessas horas ficamos sem saber como agir e temos a sensação de que seremos vencidos por eles. O texto que lemos nos conta a história de Davi. Um dia, Davi teve que enfrentar um gigante e nos deixou muitos ensinamentos sobre o que devemos fazer quando os gigantes aparecerem. Quando na sua vida os gigantes se levantarem, faça como Davi:
1) Não acredite naquilo que este gigante está dizendo. (V.42-44)
Golias estava dizendo muitas coisas para amedrontar o exército de Israel. Mas Davi não acreditou nas palavras de Golias e não se sentiu amedrontado por ele. Os gigantes na sua vida dirão muitas coisas para te amedrontar. Eles vão te dizer que você não vai sair desta situação, que vão te matar, acabar com sua vida. Mas você não deve acreditar nessas palavras se quiser ser vitorioso assim como Davi. Não dê ouvidos.
2) Reaja contra este Gigante. (V.48)
Davi não ficou parado esperando o gigante derrotá-lo, ele reagiu e se preparou para lutar contra ele. Muitas pessoas ficam sem reação diante dos gigantes. Não fazem nada, ficam somente esperando o problema passar. Não sabem o que fazer muitas vezes. Essa não é a postura de um vencedor. Reaja e se prepare para lutar. Você precisa deixar o pecado e crer que Deus pode te ajudar nessa luta. Saiba que orar, ir à célula e à igreja