Sallmonella
DE TRABALHO: PESQUISA DE Salmonella E Listeria
Mirian Ueda Yamaguchi*
Érica Benassi Zanqueta**
Janicélle Fernandes Moarais***
Harissa Silvério El Ghoz Frausto****
Karla Isabela Silvério*****
RESUMO: Doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como
DTAs, são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados por microrganismos. Bactérias pertencentes ao gênero Salmonella figuram como principal agente etiológico causador de surtos alimentares, enquanto patógenos pertencentes ao gênero Listeria são causadores de doenças na população imunocomprometida.
O presente trabalho objetivou determinar a prevalência de Salmonella em amostras de alimentos e mensurar a contaminação por Listeria, nos ambientes de trabalho de empresas beneficiadoras de alimentos, na cidade de Maringá-PR. Os resultados foram obtidos por meio de laudos em laboratório de análise de alimentos. Das 1571 amostras de alimentos analisadas, 52 (3,25%) dessas amostras foram positivas para
Salmonella spp. Dentre as 1597 análises do ambiente de processamento de alimentos, 54 (3,12%) foram positivas para Listeria spp., sendo a L. welshimeri a espécie mais prevalente (22,22%). O processo de beneficiamento de alimentos merece atenção especial, pois alimentos processados são consumidos diretamente ou utilizados como matéria prima na elaboração de alimentos prontos, cujo consumo é prática crescente em função do estilo de vida da população em geral.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente; Doenças Transmitidas por Alimentos; Alimentos Processados
MICROBIOLOGICAL QUALIT Y OF FOOD AND WORKING MILIEUS:
RESEARCH ON Salmonella AND Listeria
*
Docente do Curso de Pós-Graduação - Mestrado em Promoção da Saúde e do curso de Medicina da UNICESUMAR
– Centro Universitário de Maringá; E-mail de correspondência: mirianueda@gmail.com
**
Graduada em Biomedicina – UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá
***
Graduada em