Hidrólise
Támbem se dá o nome de hidrólise à dissolução de sais em água, onde esta última se ioniza em H+ e OH- afim de se ligar aos ânions e cátions correspondentes do sal.
A água, por si mesma, sem ajuda de uma enzima, pode realizar uma hidrólise completa, quebrando moléculas poliméricas em moléculas menores, isso está diretamente ligado à medida de pH do meio, um exemplo cotidiano de hidrólise básica é o processo de saponificação, que é o resultado da quebra de triglicerídeos (gorduras e óleos) em sais de ácidos graxos e glicerina, depois que é adicionada alguma base como cinzas ou soda cáustica.
Índice [esconder]
1 Tipos 1.1 Hidrólise de sais
1.2 Esteres e aminas
1.3 ATP
1.4 Enzimática
1.5 Caulinização
2 Ver Também
Tipos[editar | editar código-fonte]
Hidrólise de sais[editar | editar código-fonte]
Um tipo comum de hidrólise, que ocorre quando um sal de uma base fraca ou ácido fraco (ou os dois) são dissolvidos em água. A água espontaneamente se ioniza em ânions hidróxido e cátions de hidrogênio. O sal também se dissocia em seus respectivos ânions e cátions. Um exemplo prático é a dissolução de acetato de sódio em água, que dá origem ao ânion acetato e ao cátion sódio. O ion de sódio reage pouco com os ions hidroxila, enquanto que os ions acetato se combinam com os íons hidrogênio para produzir ácido acético. Nesse caso o resultado é um relativo excesso de ions hidroxila resultando em um aumento do pH da solução.
Ácidos fortes também sofrem hidrólise. Por exemplo, ao se dissolver ácido sulfúrico (H2SO4) em água, este se hidrolisa dando os íons hidrônio e