Hidrólise
EEL-USP
Hidrólise
Prof. MSc. Marcos Villela Barcza
Processos Unitários Orgânicos – PU191
Prof. MSc. Marcos Villela Barcza
Hidrólise
1- Introdução:
Hidrólise é um termo aplicado a reações orgânicas e inorgânicas em que água efetua uma dupla troca com outro composto:
XY + H2O
KCN + H2O
C2H5Cl + H2O
HY + XOH
HCN + KOH
HCl + C2H5OH
Na química orgânica, hidrólise inclui, entre outras reações, saponificação de ácidos graxos e outros ésteres, inversão de açúcares, quebra de proteínas
(hidrólises enzimáticas). Por conveniência, têm sido consideradas como hidrólise a reação onde um álcali é utilizado no lugar da água, obtendo um sal alcalino de um ácido no final:
O
H3C
C
O
+ NaOH
O
CH2 CH3
H3C
C
-
O Na
+
+ H3C
CH2
OH
O uso de álcalis em solução aquosa leva a outro tipo de reação hidrolítica, chamada fusão alcalina, onde a proporção de álcali é aumentada e a de água reduzida:
SO3-Na+
+ NaOH
O-Na+
+
Na2SO3 + H2O
Também são consideradas reações de hidrólise aquelas onde são colocados ácidos minerais em água, em pequena ou grande quantidade. Esta adição, semelhante ao álcali, invariavelmente ajuda a iniciar ou acelerar o processo de hidrólise.
Outros agentes que aceleram a hidrólise, além de ácidos e álcalis, são utilizadas, mas, à exceção de enzimas, não são importantes.
2- Tipos de hidrólise:
São conhecidos cinco tipos de hidrólise:
- Hidrólise pura – água é utilizada sozinha;
- Hidrólise ácida: uso de ácido mineral em solução aquosa diluída ou concentrada; - Hidrólise básica: uso de álcali em solução aquosa diluída ou concentrada;
- Fusão alcalina a alta temperatura: uso de álcali sem ou com pouca quantidade de água;
- Hidrólise enzimática.
Processos de hidrólise são realizados em fase líquida ou vapor. A maioria dos processos industriais utiliza o primeiro tipo, entretanto, existe um crescente interesse por reações em fase vapor.
3-