Programação linear
A seguir,duas maneiras de se referir à motivação: a intrínseca e extrínseca, como encontramos no livro de ENGELMANN(2010):
A motivação intrínseca tem sido associada diretamente aos construtos de competência, autodeterminação e autonomia, enquanto que a motivação extrínseca articula-se com a performance com vistas a uma recompensa fornecida por um agente externo(apud GUIMARAES, 2004,p 45).
A ação da motivação intrínseca é feita pelo simples prazer de alcançar seu objetivo sem esperar nada em troca, uma realização pessoal. Onde também desperta a vontade do aprendizado por novos desafios.
A motivação extrínseca se refere a realização do comportamento para conseguir um resultado externo; um trabalho em resposta a algo, para obter recompensas e reconhecimentos.
Um autor bastante reconhecido com suas teorias e seus trabalhos sobre a motivação é o norte-americano Abraham Maslow que apresentou a hierarquia das necessidades. “As motivações são apenas uma classe de determinantes do comportamento. Ao mesmo tempo em que o comportamento é motivado, ele também é quase sempre determinado biologicamente, culturalmente e situacionalmente”. (Sampaio,J.R,2009).
As hierarquias das necessidades segundo Maslow são:
*Necessidade fisiológica: necessidades do organismo, respiração, frio, fome, água, sexo,sono,em geral a sobrevivência.
*Segurança: estabilidade básica que o ser humano deseja, segurança física, segurança de recursos financeiros, segurança da família e de saúde, tranquilidade, conservação de bens.
*Social: