Teoria de contab
A contabilidade vem ressurgindo como importante instrumento de ordem social, politica e econômica. E foi na Itália que surgiu o termo Contabilitá.
A contabilidade está na necessidade do homem fazer o registro do comercio, mas segundo IUDICIBUS(2005.p.31), ¨a contabilidade e tão antiga quanto o próprio homem que pensa¨.
A contabilidade e uma essência, não só no conhecimento da área de ciências humanas, mas o que ela representa como informação que permite controlar, registrar e resumir em mínimos detalhes as atividades de uma empresa, controlando assim seus gestores e atividades.
Possui três requisitos para ser considerada ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objetivo que e o patrimônio e o método de partidas dobradas.
Com o passar do tempo, as tecnologias foram surgindo e exigindo um detalhamento maior dos registros contábeis.
Mas voltando ao tempo, após uma pesquisa minuciosa em livros e sites, evidenciamos que a indícios que os habitantes da região da antiga Mesopotâmia foram os primeiros a registrar os patrimônios com técnicas contábeis. Os habitantes da Mesopotâmia usavam ficha de barro para identificar suas mercadorias, mas com o tempo essas fichas foram se aperfeiçoando e passaram a ter mais informação, como quitação dívidas de uma pessoa a outra.
Após a criação das fichas de barro para o controle da contabilidade, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, materiais e trabalho escravo, na Suméria.
Antes esses registros eram feitos de forma quantitativa, somente assim conseguiam controlar seus crescimentos ou não. Após este período somente na Era Medieval que a contabilidade acabou evoluindo, nesse período o Frei Francisco Luca Paciolli, o Pai da contabilidade que criou o ¨método das partidas dobradas¨.
Os egípcios, com sua agricultura, e logo após a inundação do Nilo, o povo deu